domingo, 26 de abril de 2009

Etiqueta Virtual ou Netiquetas



Regras de comportamento comuns mais freqüentemente solicitadas nas comunidades brasileiras e internacionais.

Conceito
Um conjunto de regras de etiqueta para o uso socialmente responsável na Internet, ou seja, o modo como os usuários devem proceder na rede, especialmente na utilização de correio eletrônico e bate-papo.
Estas regras de comportamento são estabelecidas de forma a ajustar o convívio entre as pessoas levando-se em consideração os aspectos culturais e pessoais dos indivíduos como um todo.
Você ao adotar estas regras deve entender que o mundo literalmente ficou "pequeno" e sua fronteira está determinado pelo seu nível de conhecimento.

Regras de comportamento universal.

Toda forma de expressão deve ser respeitada.
A liberdade de expressão deve ser apoiada e difundida.
A intolerância religiosa e o fanatismo político deve ser trocado pelo equilíbrio e bom senso.
Você é cidadão do Mundo, todos são parte de sua vida e sua vida é parte deste universo virtual.
A lei principal é a do respeito e da solidariedade.
Toda informação deve ser considerada valiosa e importante para cultura humana.
Toda as adversidades devem encontrar meios pacíficos para serem suprimidas.


Comportamento mais freqüentemente solicitados nas comunidades virtuais.

--------------------------------------------------------------------------------

1. Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha
Sendo toda sua interação com a rede realizada através de um equipamento impessoal como é o computador, é fácil esquecer que existem pessoas do “lado de lá” e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas.
Portanto, se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão.
Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente
Lembre-se que suas opiniões podem determinar uma reação em cadeia e suas conseqüências serão inevitáveis. Seja responsável naquilo que você publica, lembre-se que você pode e deve ser responsável em todas as suas atitudes, criticas e sugestões.
--------------------------------------------------------------------------------

2. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros
Você não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.
Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não correio eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor.
Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Um deles é :-) e significa que a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.

--------------------------------------------------------------------------------

3. Seja claro, breve e objetivo
A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu publico alvo.
Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.
Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda!
Ao enviar mensagens para listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você pretende dizer. Não repita informações!

--------------------------------------------------------------------------------

4. Use um formato adequado
A linha do subject de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.
“Assinaturas” são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.
Tente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres especiais e insira um máximo de 70 caracteres em cada linha.
ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite!

--------------------------------------------------------------------------------

5. Enderece corretamente sua mensagem
Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply To: da mensagem recebida.
Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.
Se a mensagem foi recebida de uma lista de discussão, o endereço de reply normalmente é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida.
Ao subscrever uma lista, certifique-se de que está usando o endereço próprio para subscrição, e não o endereço da lista propriamente dita.
Evite enviar mensagens para diversas listas ou newsgroups, a não ser que você esteja realmente certo de que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem a mensagem foi destinada.

--------------------------------------------------------------------------------

6. Divulgue o que você obteve ou recebeu
É comum, depois de pedir informações via news, o solicitante resumir as respostas recebidas e divulgar para que outras pessoas também sejam beneficiadas. A melhor maneira é juntar num mesmo arquivo toda a informação recebida e enviar para os mesmos destinatários do pedido original.
Retire os cabeçalhos, evite duplicar informações e faca um breve relato explicando do que se trata. Não se esqueça de citar as fontes.
No caso de arquivos de dados e programas volumosos obtidos através da rede, avise aos potenciais interessados que você os obteve e coloque-os à disposição para copia, evitando que a rede seja congestionada por múltiplas transferências da mesma informação.

--------------------------------------------------------------------------------

7. Respeite direitos autorais (copyright)
Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio publico, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de musicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.
Se você está usando argumentos para ajuda-lo em sua teoria, diga de onde eles provêem. Não utilize idéias alheias como sendo suas.
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.

--------------------------------------------------------------------------------

8. Não divulgue propaganda pela rede
A Internet cresceu em um ambiente exclusivamente não-comercial e boa parte de suas redes nucleares e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e punida com a expulsão do infrator.

--------------------------------------------------------------------------------

9. Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede
Ao acessar computadores de outras instituições, lembre-se de que usuários locais da instalação podem estar usando o equipamento como ferramenta de trabalho. Portanto, evite fazer uso demandante de recursos durante o horário de expediente da instalação acessada (lembre-se das diferenças de fuso horário).
Da mesma forma, evite transferir grandes volumes de informação durante as horas de maior uso da rede, para não congestionar as linhas de comunicação de dados. De preferência para horários noturnos, quando a utilização da rede é geralmente menor.
Utilize as ferramentas de busca disponíveis na rede, tais como archie e Verônica para identificar as fontes mais próximas da informação desejada. Sempre que possível, certifique-se de que o arquivo encontrado contém a informação esperada antes de fazer a transferência.
Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas anti-virus de seu computador estão acionadas e atualizadas.


http://www.clubevirtual.com/org/etiquetas.shtml

terça-feira, 21 de abril de 2009








~*~> Clique aqui p/ Imagens e Músicas



~> [red]Novidade[/red] <~ Clique Aqui p/ Adicionar [red]Músicas[/red] ao Orkut
Ferramentas virtuais de comunicação
Ferramentas é um dispositivo para facilitar tarefas diversas;por exemplo:

a) Buscadores - tem por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede.
Google(google.com.br),Yahoo!(yahoo.com.br)e MSN Serch(search.msn.com.br)

b)E-mail- É o tão conhecido "Correio Eletrônico ",Uma pessoa com endereço na rede pode trocar correspondência com outras pessoas .Há vários provedores e sites que não cobram nada e qualquer pessoa pode criar uma conta de e-mail.Essa é uma das principais ferramentas da internet. Se não for a principal.

c( Comunicadores Innstantâneos- São os famosos "Messenger"s.Permitem a troca de informações, textos, arquivos, voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta.MSN Messenger(messenger.msn.com.br). Yahoo!Messenger(br.download.yahoo.com/messenger) e ICQ(icq.com.br).

d) Bate -papo ou Chat- Esse recurso esta perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos.Mais ainda muito usados por pessoas que querem encontras outras pessoas. Alguns dos mais movimentados são: UOL,(Uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat )e MSN.

e) Blogs, Flogs e Moblogs- Blog Local onde você publica , textualmente, seu di-a-dia ou qualquer outro tipo de informação.É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio"site.com"na Internet.

f) Redes ociais de Relacionamento- Sites que unem amigos de longas datas,conhecidos ou desconhecidos com os mesmo interesses em um mesmo local. Para conseguir essa finalidade é necessário que você cadastre seu perfil , com seus dados pessoais e profissionais.

g) Telefonia Virtual- Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais ; nacionais e internacionais utilizando a Interent.Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro.

h) Grupos de Discussão-São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail.Nao devem ser usados somente para buscar informaçoes, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.

i) AVA- Ambientes virtuais de Aprendizagem- É um espaço virtual na internet que possibilita a interação virtual na Internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates fóruns,chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem.
Postado por Alegria alegria às 09:30
http://jussarasasso.blogspot.com/

terça-feira, 7 de abril de 2009

Manual do Blogueiro

Manual do Blogueiro
Ao criar um blog escolha um endereço pequeno e fácil de decorar e escrever, evitando hífens,underlines, caracteres que possam complicar a digitação correta do endereço de seu blog.
Agradeça a generosidade daqueles que realmente se importam com o seu trabalho e que ao visitá-lo contribuem deixando uma mensagem, mesmo que criticando com pontos de vista divergentes.
A maioria dos blogueiros procura um blog não pelo visual e sim pelo conteúdo que ele tem e a freqüência das atualizações. Muitos acessórios deixam a página pesada e isso dificulta muito o acesso do seu blog.
Nada adianta ter um blog se não cultivar relacionamentos com outros blogueiros, criar amizades e semear interesses para acessos constantes.
Duas ações básicas são fundamentais para que seu blog receba visitas e comentários: Além de posts interessantes, é importante a busca e leitura de outros blogs, deixando lá o seu comentário. E a atitude cordial de sempre retribuir os comentários recebidos, visitando essas pessoas e também deixando lá o seu comentário
Na redação de seus posts seja objetivo, claro e conciso, para o seu próprio bem e o de seus leitores.
Nunca se esqueça de creditar a verdadeira autoria das coisas escritas ou enviadas por outra pessoa.

Postado por Profª Dalvany Alves

http://saladeprofessores2008.blogspot.com/2008/09/manual-do-blogueiro.html

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Apresentação

Gislaine Bonfanti da Silva , sou a prof Gi .
Muito querida e amiga.
Tenho uma família que amo muito... e principalmente meu filho Guilherme.

Professora formada em Ciências LP pela Universidade de Passo Fundo-RS e pós-graduada em Física na mesma Universidade.
Atualmente trabalho na Escola Estadual de Educação Básica General Osório com a disciplina de Física para todo o Ensino Médio e EJA.